quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

DICAS - PARA MOTIVAR SUA EQUIPE

Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico.
Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.
A cada dia, as organizações necessitam que sua equipe esteja sempre motivada. É necessário extrair o melhor de cada colaborador interno. Eles podem e eles conseguem. A seguir, os passos para motivar a sua equipe:
*Descubra o que motiva cada pessoa de sua equipe.
*Avalie seu próprio nível de motivação, assim como o de sua equipe.
*Use a persuasão e a influência para estimular a automotivação.
*Descubram quais as necessidades de sua equipe e tente satisfazêlas.
*Torne o trabalho divertido. Isto não significa torná-lo fácil.
*Motive a equipe recorrendo a atividades fora do local de trabalho.
*Fortaleça o trabalho das equipes utilizando o espírito de times.
*Mantenha o mínimo de supervisores.
*Lembre-se sempre de que cada pessoa tem motivações próprias.
*Verifique se os sistemas usados por sua equipe são desmotivadores.
*Procure dar respostas positivas às críticas - elas constituem sinais de motivação da equipe.
*Fique fisicamente próximo de sua equipe quanto falar com ela.
*Pergunte à equipe se alguma mudança poderia ajudar a motivá-los.
*Saiba discernir problemas profissionais de questões pessoais.
*Tente variar as tarefas para evitar a desmotivação.
*Considere as faltas e a rotatividade como sintomas de desmotivação.
*Verifique se a equipe reconhece seu papel e valor.
*Demonstre sua competência a cada oportunidade.
*Melhore a organização com a administração participativa.
*Tenha certeza de que você está mesmo presente - não basta supor.
*Em caso de maus resultados, cheque sua motivação e a de sua equipe.
*Respeite sua equipe e ela o respeitará.
*Para fortalecer a comunicação, lance mão dos mais diversos meios.
*Comunique os fatos internos com rapidez.
*Encoraje a equipe a participar das decisões.
*Informe a equipe: a desinformação é uma fonte de desmotivação.
*Estimule o debate: a discordância pode abrir a trilha para o consenso.
*Converse com a equipe. Não se limite apenas a cumprimentá-la.
*Sempre envolva a equipe em decisões que irão afetá-la.
*Fique atento às disputas "políticas" e não se envolva em nenhuma delas.
*Não se arrisque: invista sempre num planejamento bem-feito.
*Elogie o bom desempenho, ainda que mal sucedido.
*Arrisque-se apenas se as chances de êxito forem boas.
*Seja firme e justo ao apontar erros cometidos. Tente usá-los como uma lição para o futuro.
*Descubra o que ocasiona queixas constantes e tente resolver a questão.
*Verifique se suas instruções foram compreendidas.
*Informe a equipe sobre o destino das idéias dadas.
*Tenha boas razões e explicações ao recusar um pedido.
*Não assuma nada se não dispuser dos meios para honrar o compromisso.
*Considere as sugestões de todos na equipe.
*Estimule as boas características de cada colaborador.
*Permita que os colaboradores manifestem as próprias iniciativas.
*Agradeça as sugestões enviadas de imediato - e tenha tato ao recusar uma delas.
*Estimule sua equipe fixando metas ambiciosas, mas, viáveis.
*Nunca aceite um "não" como resposta imediata.
*Informe a equipe sobre a fixação de metas.
*Fixe objetivos que impulsionem a equipe a atuar melhor.
*No caso de uma equipe nova, faça com que ela se sinta bem recebida.
*Tenha opiniões próprias sobre os colegas e a equipe.
*Estude o modo de lidar com cada um, mas seja o mais natural possível.
*Lembre-se de que a recompensa dada é proporcional à motivação obtida.
*Não estabeleça um teto para os incentivos - isso limita a motivação.
*A ambição leva a conquistas. Quem a tem merece ser estimulado.
*Enfrente os colaboradores problemáticos assim que notar sua presença.
*Corrija problemas no sistema como passo inicial para elevar o moral.
*Caso detecte a desmotivação, tente mudar o sistema de gerenciamento.
*Não espere até a fase de avaliações anuais para medir um desempenho.
*Aborde logo os problemas ligados ao trabalho, para evitar que fiquem mais sérios.
*Permita que a equipe fale sobre o que a desmotiva e saiba escutá-la.
*Notícias ruins se alastram com rapidez. Seja o primeiro a dá-las.
*Frise as vantagens que a equipe terá com as mudanças de sistema.
*Identifique a causa da desmotivação antes de tomar qualquer atitude.
*Analise todas as variáveis antes de perder um bom colaborador.
*Faça a avaliação de modo amistoso e descontraído - e não inquisitorial.
*Melhore seu desempenho e peça que a equipe o avalie também.
*Comece as avaliações abordando os progressos e as conquistas alcançadas.
*Descubra se o apoio que você dá ao trabalho é realmente bom.
*Prefira treinamentos curtos e regulares a um curso longo.
*Analise os cursos para julgar os benefícios que darão à equipe.
*Permita à equipe usar e aprimorar suas capacidades.
*Vá ao treinamento para se assegurar de sua qualidade.
*Avalie o sistema de níveis com cuidado - e não como leis sagradas.
*Valorize a responsabilidade e o potencial de contribuição, não o cargo e tempo de serviço.
*Não deixe que as especificações da função virem uma camisa-de-força.
*Veja se as funções oferecem uma variedade ampla de estímulos.
*Ofereça salários adequados: é a base para que tudo mais dê certo.
*Observe os custos dos benefícios - sem controle, podem explodir.
*Caso você pague o "salário mais alto", tenha os melhores resultados.
*Delegue tarefas completas para estimular os colaboradores.
*Dê à equipe a chance de colocar em prática o que aprendeu em treinamentos anteriores.
*Se uma idéia foi aceita, deixe sua execução a cargo do autor.
*Verifique se sua equipe não sofre limitações externas.
*Pergunte sobre uma tarefa a quem a executa.
*Dê novos deveres para a pessoa que ficou estagnada no ano anterior.
*Peça a equipe para fazer treinamentos regulares. Esse é o caminho certo para o sucesso no futuro.
*Não sub-aproveite a pessoa. Isso gera tanto estresse como sobrecarga.
*Utilize o máximo das habilidades de cada um.
*Valorize os integrantes jovens e capazes de sua equipe.
*Dê as recompensas financeiras de modo inteligente, para conquistar o máximo de motivação.
*Use forças-tarefa para treinar bons colaboradores.
*Valorize a qualidade e incentive o aperfeiçoamento sempre que puder.
*Faça uma grande mudança enquanto realiza pequenas alterações.
*Envolva toda a equipe em sistemas de ganho de qualidade.
*Lembre-se: as recompensas são a cobertura do bolo, mas não recheio.
*Observe primeiro as recompensas que não implicam nenhum custo.
*Elabore concursos divertidos ao dar recompensas não-financeiras.
*Não deixe que um sistema variável de recompensas seja desmotivador.
*Quando possível, recompense o desempenho em vez de dar aumentos.
*Use presentes com inscrições para marcar conquistas importantes.
*Mude os métodos de trabalho se isso ajudar a motivar sua equipe.
*Meça o moral da equipe por meio de conversas periódicas.

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