quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

COMO MONTAR UM CURRÍCULO IDEAL

Você sabia que Currículun Vitae está escrito em Latin e Currículo está escrito em Português? Todas as duas maneiras de escrever estão corretas. Agora se você escrever "Currículo Vitae" está tremendamente errado. Cuidado!
O Currículo é o seu cartão de apresentação à empresa. É a forma de abrir as portas para uma boa oportunidade no mercado de trabalho ou, fechá-las.
O seu Currículo é VOCÊ. Portanto, saiba que você tem apenas 40 segundos para se vender. Por isso ele tem que ser bem feito e deve-se observar as seguintes regras básicas:
01. Ser claro e fácil de ler. Para isso é fundamental que esteja escrito com um português perfeito.
02. Estar o mais conciso possível.
03. Ser objetivo.
04. Ter apenas informações relevantes e que forem necessárias.
05. Despertar o interesse de quem o lê. Isso não se faz com truques de inventividade, mas sim com a apresentação de um bom conteúdo.
06. Estar bem organizado.
07. Estar limpo e bem apresentado.
08. Se o Currículo não atender a estes requisitos, ele o destruirá, lhe prejudicará.
09. Se estiver mal feito mal apresentado e confuso, ele vai direto para o lixo.
O Currículo Ideal e Correto
Texto:
Deve ser claro, com uma linguagem simples. Com palavras conhecidas e corretas. Observação: não se assina o Currículo.
Número de páginas: No máximo duas páginas. Se o seu histórico for grande, resuma-o colocando o que for mais importante.
Dados pessoais:Coloque apenas o nome completo, idade, estado civil, número de filhos, endereço completo, telefones e e-mail se houver.
Objetivo profissional: É fundamental deixar claro qual a área você deseja trabalhar. Coloque apenas uma área, a que você mais gosta ou que tenha mais habilidades.
Formação acadêmica: Coloque a sua graduação atual se tiver terminado. Caso ainda esteja cursando, dizer o curso, o ano que está cursando e a instituição educacional.
Idiomas: Só coloque se realmente falar fluentemente e traduzir qualquer texto.
Experiência profissional ou carreira profissional: Inicie pela experiência mais recente, fazendo um resumo (no máximo de duas linhas) do setor em que atuava, o que fazia, o que você conseguiu agregar de valor à empresa, ou seja, quais os resultados que você contribuiu para a empresa. Além disto deve colocar o nome da empresa que trabalhou, a data de entrada e saída.
Cursos de capacitação ou aperfeiçoamento: Mencione apenas os cursos realmente importantes á sua carreira profissional, os que tenham ligação com a área de trabalho pretendida. Nada de colocar "curso de informática" ou "curso de introdução ao windows, internet etc". Nos dias de hoje, isto é obrigação – é como ter que saber ler e escrever.
Outras atividades, hobbies ou informações importantes: Registre aqui as suas habilidades pessoais; algum trabalho voluntário importante para a sociedade que você participa. Registre o que for positivo e que lhe diferencie dos demais candidatos.
Atualizado: O seu Currículo deve sempre estar atualizado de acordo com o seu aprimoramento – novos cursos; idade; novos empregos, novas experiências etc. Você deve refazê-lo sempre.
O Que Não Pode Ter no seu Currículo
* Capa.
* Foto.
* Filiação.
* Documentos pessoais.
* Dados do 1º e 2º graus para quem tem o curso superior completo ou esteja cursando.
* Dados do 1º ano do ensino médio para quem já tem o 2º ano do ensino médio. * Dados incorretos ou incompletos.
* Mentiras ou omissões.
* Erros de português (gramaticais, de concordância ou de digitação).
* Observação: Não utilize o Currículo padrão vendido em papelarias. Ele está ultrapassado.
Visite o Blog: