quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

DICAS - PARA GERENCIAR SUA CARREIRA PROFISSIONAL

Você está em uma encruzilhada em sua carreira? Não sabe que direção seguir? Ou então está sentindo esgotado, infeliz, entediado – seu emprego não lhe satisfaz mais? Ao invés de ficar aí se lamentando a cada dia que levanta e tem de ir trabalhar, faça alguma coisa. Pense, planeje, imagine o emprego que seria perfeito para você. E corra atrás dele. Você vai se surpreender quando descobrir o que pode quando luta pelo que quer.
01 - Alcançar sucesso envolve sacrifícios. Se fosse tão fácil, todo mundo dirigiria uma Ferrari.
02 - Mesmo trabalhando em uma grande companhia, estará por sua própria conta. É por isso que seu empregador não pode ser considerado responsável por sua carreira. Você tem de aprender a se virar. Aqueles que esperam que a companhia cuide de sua carreira geralmente se dão mal e acabam decepcionados.
03 - O local de trabalho pode ser divertido e desafiador. Pode também ser difícil. Requer esforço, planejamento e treino, e pune negligentes e incompetentes.
04 - As pessoas são muito diferentes umas das outras. Você tem dons especiais que servirão para alguns tipos de tarefas, e que desqualificarão você para outros tipos de trabalho. Se você está no lugar certo, você subirá, crescerá em seu trabalho. Se não, você encontrará resistência. Mas antes de querer descobrir onde será mais feliz, aprenda a conhecer a si mesmo.
05 -
Sua carreira deve ser sua maior fonte de renda – mais valiosa do que qualquer ação da bolsa de valores que você possa comprar. Você é pago pelo que vale neste momento, por isso fique de olho no mercado. Não subestime – ou superestime – seu valor.
06 - Pular de profissão em profissão não é uma carreira. Uma carreira é construída com muito tempo e persistência.
07 - Trocar de área, de tipo de indústria ou de especialidade é custoso, e quanto maior a mudança, mais difícil será. Sendo assim, escolha a direção que quer tomar com muito cuidado.
08 - Hoje em dia um profissional estará obsoleto em menos de 05 anos após se formar. E nós estaremos também se não nos mexermos. É necessário aprender algo novo todo dia.
09 - Pense em sua carreira como uma campanha de relações públicas, ou como se você estivesse concorrendo a um cargo político. Sua meta é que o maior número de pessoas goste de você no menor espaço de tempo possível – e que mantenham essa simpatia.
10 - As habilidades pessoais são tão importantes quanto as técnicas, porque mesmo trabalhando em uma área altamente tecnológica, você terá que lidar com pessoas.
11 - Tome cuidado ao expressar emoções no seu local de trabalho, especialmente raiva e decepção. Transmita seus sentimentos com calma e tato.
12 - Passe um tempo com as pessoas que admira.
13 - Sendo você um simples office-boy ou o presidente da empresa, uma atitude positiva de entusiasmo, atenção e simpatia para com todos que estão à sua volta será seu melhor trunfo.
14 - Mesmo sendo o melhor de sua companhia, um dia você sairá de seu emprego atual. Portanto, pense a longo prazo. Não ache que seu trabalho está garantido, que sua posição é inabalável.
15 - Exceto em alguns casos, não processe seu antigo empregador. Ao invés disso, faça uma autocrítica severa. Pergunte-se a si mesmo o que poderia ter feito diferente. Trabalhe para melhorar seu desempenho. Toque a vida para frente. Não é produtivo ficar preso ao passado.
16 - O passado pode lhe condenar – ou ajudar – na hora de procurar um novo emprego.Todos os seus esforços para alcançar um novo posto podem vir por água abaixo se você não cultivou uma boa imagem em seus empregos anteriores.
17 - Seus amigos –mesmo aqueles distantes – são seus melhores aliados, tanto para a vida particular quanto para a profissional, especialmente se está procurando emprego. Ninguém poderá lhe ajudar melhor do que aqueles que já lhe conhecem.
18 - Empregadores contratam em primeiro lugar seus amigos. Só depois de descartar os conhecidos é que consideram contratar estranhos.
19 - Suas realizações são seu melhor cartão de visitas para o futuro. Elas lhe ajudarão a determinar seu valor no mercado de trabalho. Para vender "seu peixe", são suas realizações que contam.
20 - Se estiver sem emprego, não fique desocupado – mesmo que seja por alguns dias. Ofereça-se como voluntário à alguma organização beneficente. Ou arranje um emprego temporário, ajude algum amigo em sua empresa.
21 - Existem um bocado de coisas tão ou mais importantes que sua carreira: sua família, sua saúde, seus amigos. Se você coloca o trabalho em primeiro lugar, ficará muito vulnerável a decepções e esgotamento.
22 - Muito sucesso pode acabar com você. Aprenda a parar quando obtiver o suficiente. Se achar que está estressado, dê um tempo.
23 - Não permaneça em um trabalho que detesta. O ódio rotineiro faz sua saúde se arruinar; e faz de todos que estão à sua volta infelizes. Arrisque! Faça alguma coisa! Troque de emprego.
24 - Não procure justificativas ou desculpas quando as coisas dão errado. Quando estiver diante de desafios, diga a você mesmo: "estou no controle de meu próprio futuro. Ninguém pode negar uma vida feliz, se eu planejar e trabalhar para isso. Para dizer a verdade, ninguém pode barrar meu sucesso, a não ser eu mesmo."
25 - Qualquer que seja seu tipo de trabalho ou de especialidade, não leve muito a sério. Saiba rir de você mesmo.
Visite o Blog: