sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE O JOVEM BRASILEIRO

Em 2005, os brasileiros entre 15 e 24 anos totalizaram 35,139 milhões de pessoas, o equivalente a 20% da população do país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Singular e ao mesmo tempo plural, esse grande grupo está espalhado em mais de 5 mil municípios, mas principalmente concentrado nos grandes centros urbanos.
A difícil condição de vida a que estão expostos uma boa parte desses jovens, marcada em geral pela violência, desemprego e privação à saúde e educação de qualidade, pedem ações urgentes. Alguns dados estatísticos da Secretaria Nacional da Juventude, do governo federal, ilustram a situação:
- 17,1 milhões, ou 51%, estão fora da escola;
- 1,2 milhão, ou 3,6%, são analfabetos (70% na região Nordeste);
- 14,3 milhões, ou 63%, não concluíram o ensino médio;
- A taxa de desemprego entre os jovens, de 17%, é o dobro da nacional, 9%;
- Em 2001, cerca de 32 mil jovens morreram de causas externas – homicídios, trânsito, suicídios – e consumo de drogas;
- Em 2001, cerca de 21% dos municípios brasileiros não tinham biblioteca pública, 92% não tinham cinema e 24% não tinham um ginásio poliesportivo;
- Cerca de 30% da população carcerária têm entre 18 e 24 anos e 71% das instituições socioeducativas são consideradas inadequadas segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente;
- 85% dos jovens não participam de atividades associativas e/ou comunitárias, segundo dados do Instituto da Cidadania e Sebrae;
- O analfabetismo do jovem na área rural, 10%, é três vezes maior que na área urbana, 3%, e o rendimento médio do trabalho, R$ 94, é bem menor que na área urbana, R$ 270;
- É por esses motivos e por acreditar ser possível melhorar a vida do jovem, que o Grupo Votorantim decidiu concentrar seus esforços na área social tendo como público-alvo prioritário essa parcela da população.
Essa opção também se baseia nas potencialidades dos jovens:
· São extremamente receptivos e absorvem com muita espontaneidade novas perspectivas de vida e novas tecnologias;· Têm uma vocação natural para melhorar o mundo e para expressar valores relevantes para a sociedade;· Querem fazer parte, integrar, influenciar, transformar as perspectivas de futuro.
Para obter mais informações sobre o público jovem e as iniciativas em prol da juventude, consulte o site Onda Jovem (
http://www.ondajovem.com.br/), patrocinado pelo Instituto Votorantim.
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