quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

COMO PROCURAR O EMPREGO IDEAL

Você está pronto para procurar um novo emprego? Para começar da melhor forma, é preciso estar consciente de que oferecer seu talento e suas habilidades para uma empresa é totalmente natural e comum. Emprego não é favor – é troca de serviço por dinheiro. A verdade é que assim como nós precisamos de emprego, os empregadores também necessitam do capital humano para concretizar seus negócios.
Um dos maiores problemas sentidos em alguns profissionais é a falta de confiança, a baixa auto-estima. Eles procuram emprego como se estivessem rebaixados, derrotados, com uma atitude negativa que somente irá atrapalhar no momento da procura. Se você está em busca de uma nova colocação, deve ter confiança em si mesmo e em suas habilidades. Depois, o próximo passo é demonstrar essa confiança para o empregador. Então, siga estas dicas:
01. Você é o único responsável pelo seu sucesso.
02. O currículo deve ser personalizado para cada empresa.
03. O currículo deve ser constantemente atualizado.
04. Não deixe seu currículo na portaria da empresa.
05. Não o leve enrolado, dobrado, amassado ou sujo.
06. Não coloque capa e nem foto no Currículo. Coloque foto, somente quando a empresa solicitar.
07. Procure entregar o seu currículo para a pessoa responsável. Primeiramente para o Diretor da empresa. Se ele não puder receber, para o gerente de RH ou do Departamento Pessoal.
08. Se não conseguir entregar o seu Currículo em mãos para a pessoa certa, envie pelo correio juntamente com uma carta, ou por e-mail.
09. Tenha um foco, um objetivo profissional, uma área de trabalho, uma profissão definida. Não saia com essa afirmativa em sua mente: - "Eu estou procurando qualquer coisa!"
10. Pesquise tudo sobre a área e a profissão em que você quer trabalhar.
11. Atualize-se sobre sua área de trabalho, busque novos conhecimentos. Vá a bibliotecas públicas e de universidades para ler e acessar a internet gratuitamente.
12. Mantenha sempre o bom humor. Levante a sua auto-estima. Acredite, se você quiser, desejar muito, você conseguirá.
13. Confie sempre em você. Se você não confiar em você, quem confiará?
14. Não se afaste dos amigos. Eles precisam lembrar de você. Procure-os, visite-os. Faça novos contatos, novos amigos.
15. Faça e distribua cartões com o seu nome, endereço, telefones, e-mail e o cargo pretendido.
16. Aprenda com os fracassos. Não desista e prepare-se para a próxima jornada.
17. Não se desespere. Não aceite qualquer emprego.
18. Faça um levantamento das empresas que possuem a vaga que você está procurando.
19. Conheça cada uma das empresas selecionadas para levar o seu currículo.
20. Conheça a sua cultura, os seus valores, as suas práticas, os seus produtos ou serviços. Às vezes as pessoas desconhecem esta realidade e após estar trabalhando, descobrem que não estão no paraíso e sim no inferno.
21. Após o levantamento das empresas, procure obter informações sobre as necessidades destas empresas em relação ao cargo pretendido.
22. Encare a busca por um emprego como se fosse um "emprego de fato", com hora para iniciar, parar para o almoço, retornar e ir até o final da tarde, de segunda à sexta-feira. Faça disto uma rotina. Seja disciplinado!
23. Acesse a internet nos sites de emprego para buscar oportunidades. Não utilize a internet para bate-papo.
24. Faça sua home page gratuita e a divulgue para todos os seus amigos.
25. Publique um anúncio interessante no jornal. Nunca escreva coisas do tipo: "Não sei puxar saco. Não sei trabalhar de qualquer jeito. Não sou dedo duro... Interessados ligarem para..." ou "Alguém me dê um emprego – qualquer função. Tenho um bom currículo – tratar telefone ..."
26. Vá a agências de emprego.
27. Visite as empresas com o intuito de se informar.
28. Nunca fale na empresa: "Vocês estão fazendo ficha?" – "Vocês estão contratando?" – "Pelo amor de Deus, me dê um emprego!".
29. Não desperdice as oportunidades. Vá à entrevista, mas antes, pesquise sobre a empresa.
Visite o Blog: