quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

DICAS - ATITUDES DO BOM OUVINTE

Falamos muito e ouvimos pouco. Nossa capacidade de ouvir em geral é pouco desenvolvida, apesar de estarmos na era da palavra falada, do diálogo, da comunicação. Ao ouvir alguém:
01 - Coloque-se em frente do interlocutor e olhe para ele enquanto você o ouve. Isso facilita a comunicação;
02 - Ouça sem interromper, mesmo quando esteja em desacordo. Dê ao outro a oportunidade de se expressar até o fim;
03 - Enquanto ouve, não faça outra coisa. Evite distrair-se com sons ou acontecimentos do ambiente. Concentre-se totalmente ao ouvir a pessoa. Todos estão ávidos de atenção. Quem não gosta de ser ouvido?
04 - Manifeste desejo de conhecer como pensam os outros. Todos gostam de ser objeto de interesse;
05 - Não prepare a resposta enquanto o outro fala. Se você assim faz, não compreenderá ou aprenderá em parte o que o outro tem a dizer e, conseqüentemente, sua resposta poderá não ser adequada ao que o outro disse.
06 - Daí, surgem os desentendimentos, discussões inúteis, os diálogos de surdos;
07 - Antes de dar a sua opinião ou falar alguma coisa, certifique-se de que compreendeu, repetindo o que ouviu. Faça isso principalmente quando o seu modo de pensar difere do de seu interlocutor, pois talvez esse seja o momento mais difícil de se escutar o outro com atenção;
08 - Ouça para compreender e não para responder. Isso significa que seu primeiro objetivo ao ouvir alguém deverá ser tentar compreender exatamente o que ele pretende comunicar-lhe. A resposta virá depois;
09 - Muitas vezes, a aparência engana. Não julgue o outro pelo modo de se vestir, de falar, pela expressão, "pelo jeitão" ou se o que a pessoa tem a falar vale ou não ser ouvido. O que a pessoa fala é importante para ela. Ultrapasse a "casca". Por que não lhe dar um pouco de atenção?
10 - Não antecipe o que o outro vai dizer, mesmo que você tenha certeza do fim. A pessoa sente-se desrespeitada, desvalorizada, podendo agredir e adeus comunicação eficiente;
11 - Tome cuidado para que as suas preocupações e preconceitos não se integrem à mensagem e criem em você o hábito da distorção;
12 - Procure não se deixar levar pelas emoções, selecionando, isto é, ouvindo só o que lhe convém ou adaptando o que ouve às próprias conveniências;
13 - Não se desligue, mesmo que as convicções estejam abaladas. A opinião do outro pode abrir-lhe novas perspectivas. O espírito aberto enriquece-se mais. "O pior surdo é aquele que não quer ouvir".
14 - Tente descobrir os fatos que o levam a selecionar o que ouve e a desligar-se; preconceitos, tabus, inveja, insegurança, sentimento de inferioridade ou de superioridade, hostilidade, desejo de dominar, rivalidade, etc.
15 - Quando ouvir, distinga os fatos de opiniões e impressões. Muitos desentendimentos surgem porque confundimos fatos, acontecimentos, com impressões, opinião ou interferências;
16 - Abra seu espírito para ouvir tudo o que o outro diz. Evite registrar apenas os pontos discutíveis ou falhos;
17- Enquanto ouve esforce-se para compreender o ponto de vista do outro; procure "entrar na pele do outro". Tente perceber como o outro percebe. Tal atitude é a fina flor da capacidade de ouvir. E como é gostoso ser ouvido com atenção, interesse, receptividade, carinho. Eu, você, todos – precisamos ser ouvidos para nos sentirmos mais valorizados, para nos sentirmos mais gente!
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