quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

DICAS - ETIQUETA À MESA

01 - Não abane a mão, assovie ou estale os dedos para chamar o garçom. Quando ele passar por você, simplesmente diga "Garçom, por favor".
02 - Não há problema algum em usar duas colheres para dividir a sobremesa, já que uma boa parcela da humanidade vive de dieta...
03 - Os homens não precisam mais se levantar a cada vez que uma mulher se levanta da mesa.
04 - Guardanapo de pano, só no colo. Pendurado no pescoço, do tipo babador, apenas se a comida for uma "bella pasta" com molho vermelho.
05 - Tudo bem usar o pãozinho para saborear o molho até o fim. Porta-o com as mãos, jamais com a faca.
06 - Salada de folhas também fica longe da faca. Se você sentir dificuldade em domar alfaces e cia. em pequenas trouxinhas, peça saladas picadas.
07 - Enrolar a massa (como espaguete ou fettucine) no garfo e ajeitar com a colher é viável. O que não se usa de jeito nenhum perto de uma massa é faca.
08 - A máxima vinho branco com peixe, vinho tinto com massa, já não vale mais. Primeiro, porque as pessoas têm todo o direito de escolher o tipo de sua preferência.Segundo, porque os tintos também caem bem com salmão, bacalhau e atum. E, terceiro, porque vinho branco combina com quase tudo no verão. Os doces, no entando, só se harmonizam com a sobremesa.
09 - Caiu o guardanapo ou o talher? Abaixe-se, pegue e peça outro. Evite esperar o garçom fazer isso.
10 - Assuntos desagradáveis à mesa, como doença e morte, polêmicos (política e religião) sempre devem ser evitados.
Visite o Blog: