quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

DICAS - COMO USAR O TELEFONE

01 - A empresa é você. Quando você atende ao telefone em sua organização, você passa a ser digno representante. Por isso, seja atencioso e cortês. Mais do que eficiência em seu serviço, quem o procura espera que seu problema seja resolvido com eficiência e amabilidade.
02 - Atenda prontamente. Nem você, nem ninguém gostam de esperar. Por isso, procure atender ao telefone no segundo toque e demonstre atenção e eficiência.
03 - Evite dizer alô. Ao atender uma chamada identifique-se informando o nome de sua Empresa e seu nome. Com isso, você poupará o tempo de ambos, evitando expressões desnecessárias do tipo: "Quem está falando" ou "De onde está falando?".
04 - Fale claramente. Ao atender ao telefone, você deve ser natural, falando claro e com boa entonação. Fale pausadamente, para não tornar certas expressões confusas e com dupla interpretação.
05 - Não confie na memória. Ao atender um telefonema, esteja sempre munido de lápis e papel. Nunca confie em sua memória, escreva sempre qualquer recado ou informação. Anote sempre o nome do cliente para não se esquecer e ter que perguntar novamente.
06 - Cuidado com a terminologia. As palavras e termos técnicos devem ser evitados em conversa com o cliente, porque, por mais simples que lhe pareçam, pode não ser entendido por eles.
07 - Expressões indesejáveis. Demonstração de simpatia ameniza descontentamentos com a organização. Porém tenha cautela e meça suas expressões, porque certos exageros podem demonstrar uma intimidade muito rápida e soar como falta de respeito.
08 - Interpretações bruscas. Evite interromper o cliente enquanto fala. Se notar que o cliente está com dificuldade de se expressar, ajude-o, porém procurando não se tornar inconveniente.
09 - Não deixe o cliente esperando. Quando for impossível dar a informação solicitada imediatamente, consulte o cliente se ele pode aguardar o tempo necessário ou prefere chamar ou ser chamado em seguida.
10 - Encerre a conversação cortesmente. Ao encerrar a conversação, utilize frases que demonstrem sua satisfação em atendê-lo e servi-lo. Isso fará com que ele volte a te procurar quando precisar de um novo produto ou serviço.
11 - Procure ser auto-suficiente. Procure sempre o seu desenvolvimento pessoal e profissional, evite incomodar os demais atendentes.
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