segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

O QUE SÃO OS VALORES HUMANOS

VALOR: VERDADE (ASPECTO INTELECTUAL) A verdade é o principio da vida, o imperecível dentro das coisas perecíveis; é a essência por trás de todas as formas de vida; a energia divina que impregna toda a existência.
A verdade absoluta é eterna e imutável; o que muda é a nossa condição e capacidade de nos aproximar dela e experienciá-la. A purificação da mente, o controle dos sentidos, a pesquisa interior e a harmonização das emoções nos capacita a reconhecer o quantum de energia cósmica que vibra em nós, mostrando-nos a comunhão com o todo e a verdade. A intuição e a inspiração nos põem em contato com o Absoluto. Para isso é preciso colocar a inteligência e o intelecto como servidores do nosso ser eterno. A verdade é um valor humano porque só a espécie humana pode encontrá-la e vivenciá-la. A verdade dirige a conduta do homem autêntico; é o que dá significado e dignidade à vida. Ser verdadeiro é uma conquista da mente pela reta intenção de auto-realização.
A verdade relativa é aquela que se percebe através dos sentidos físicos, e é representado pelo que se vê, se sente e sobre a qual se emite julgamento. É, portanto variável de acordo com as experiências vividas pelo indivíduo. A verdade absoluta é Deus.
VALORES RELATIVOS
Otimismo; Discernimento; Interesse pelo conhecimento; Auto-análise; Espírito de pesquisa; Perspicácia; Atenção; Reflexão; Sinceridade; Otimismo; Honestidade; Exatidão; Coerência; Imparcialidade; Sentido de realidade; Justiça; Lealdade; Liderança; e, Humildade.

VALOR: AÇÃO CORRETA (ASPECTO FÍSICO)
Descobrir quem somos é a razão de nossa vida. O aspecto físico é o veículo da ação que permite a manifestação concreta da consciência. A nossa personalidade assume papéis, e assim enfrenta forças opostas e conflitantes ao viver a natureza sensorial em busca da vivência da natureza divina. A ação correta surge do aprimoramento do caráter pela contínua busca de si mesmo. Na ação correta está a conexão com a consciência, a sintonia cósmica e a vitória. A vivência relativa do valor faz da vida algo digno e útil pelo discernimento entre o certo e o errado, o que fere ou alegra nossa consciência. Agir corretamente é ouvir a voz interna que contribui para o crescimento da criatividade e do talento em busca do autoconhecimento e do bem comum. É um valor humano, porque só o homem pode moldar e escolher o próprio comportamento.
VALORES RELATIVOS
Dever; Ética; Honradez; Vida salutar; Iniciativa; Perseverança; Responsabilidade;
Respeito; Esforço; Simplicidade; Amabilidade; Bondade; Disciplina; Limpeza; Ordem; Coragem; Integridade; Dignidade; Serviço ao próximo; e, Prudência.

VALOR: AMOR (ASPECTO PSÍQUICO)
O amor é a energia inesgotável que move o mundo, os universos e os seres. É a força de criação, coesão e sustentação da vida. O amor é a energia de unidade e transformação. Vivemos num universo dual entre os pares de opostos e a relatividade; o amor é o impulso de integração.
As polaridades se expressam mais acentuadamente na luta entre o amor e seu oponente. A eliminação consciente do medo nos liberta do egocentrismo, e o amor preenche os espaços internos e assume as rédeas da vida. Sob o domínio do medo, estamos sempre sujeitos ao dualismo do mundo e da ilusão das coisas inconscientes e passageiras, que nos fazem sofrer pela sua própria condição de transitoriedade.
O amor é a energia que abastece a psique, a alma, e essa plenitude reflete-se nos nossos pensamentos, palavras e ações. É privilégio e conquista da condição humana a faculdade de amar incondicionalmente. Podemos transpor a autopreservação e o sentido de posse, bem como vencer os limites de aversões e preferências, pelo exercício do amor. Unir as centelhas para formar uma enorme fonte de luz, tornando-se feliz e fazendo felizes os seus semelhantes, viver em sintonia com o cosmos, são tarefas inerentes ao homem. O amor revela nosso ser profundo, sagrado, transcendental e sublime.
VALORES RELATIVOS
Dedicação; Amizade; Generosidade; Devoção; Gratidão; Caridade; Perdão; Compaixão; Compreensão; Simpatia; Igualdade; Alegria; e, Espírito de sacrifício e renúncia.

VALOR: PAZ (ASPECTO MENTAL)
A paz é a base da felicidade humana. A eliminação da desordem interior criada pelas emoções em ondas sucessivas e pela formação incessante de pensamentos e desejos permite a experiência da paz. Na experiência da paz é que se processam as transformações profundas na nossa personalidade. A interiorização gera a alquimia divina que modifica a vibração energética e aprimora a consciência. Na mente nascem as idéias, os pensamentos tomam formas e os desejos tornam-se emoções. Ela pode ser a nossa maior aliada, mas também o nosso obstáculo mais difícil. Disciplinada, é o ponto de ligação entre a personalidade e o espírito. Desordenada, tende a criar pensamentos e dúvidas que devastam e corroem a paz interior. O repouso mental é tão importante quanto o repouso físico; a meditação tem por finalidade permitir que nossa mente obedeça a nossa vontade para esvaziar o falso ego.
O egoísmo, a inveja, a hipocrisia e outros defeitos da personalidade nascem na mente instintiva do homem, a sua natureza animal. Nós, seres humanos, não somos superanimais; somos seres divinos e podemos experimentar essa realidade graças à mente. A paz é um valor humano porque só a espécie humana pode domar as paixões e tendências inferiores, redirecionar sua vida e adquirir equanimidade e bem-aventurança.
VALORES RELATIVOS
Silêncio interior; Calma; Contentamento; Tranqüilidade; Paciência; Autocontrole
Auto-estima; Autoconfiança; Auto-aceitação; Tolerância; Concentração; e, Desprendimento (desapego).

VALOR: NÃO-VIOLÊNCIA (ASPECTO ESPIRITUAL)
É a mais elevada conquista da personalidade humana. O ser humano que conquistou a si mesmo é manso de coração, incapaz de ferir algo ou alguém, por pensamentos, palavras ou atitudes. No estado de não-violência termina a divisão e o dualismo tornar-se monismo. Atingiremos a não-violência e o amor altruísta pela conquista das nossas tendências inferiores com o cultivo das virtudes. Respeitar as leis naturais, os seres e coisas criadas com humildade e sabedoria é vivenciar a não-violência como valor absoluto. A vida se nutre da vida, mas o ser humano pode atingir a grandeza de saber que é possível subsistir sem infligir danos desnecessários às outras formas de vida. É a finalidade, a meta do desenvolvimento da consciência, a perfeição humana. A vitória do espírito sobre a natureza inferior é refletida na não-violência.
VALORES RELATIVOS
Fraternidade; Cooperação; Concórdia; Altruísmo; Força interior; Respeito à cidadania; Patriotismo; Responsabilidade cívica; Unidade; Solidariedade; Respeito à natureza; Respeito pelas diferentes raças, culturas e religiões; Uso adequado do tempo, da energia vital, da energia do alimento e, do conhecimento.
Visite o Blog: